quarta-feira, 10 de junho de 2015

Iluminismo, Pensador Iluminista John Locke

Olá!

Para começar as postagens, vamos escrever sobre o Iluminismo, nesse post como tema principal iremos retratar sobre os pensadores Iluministas pesquisados. Começaremos a falar sobre o pensador John Locke

Iluminismo: foi um movimento intelectual que ocorreu na Europa do século XVIII, e teve sua maior expressão na França, palco de grande desenvolvimento da Ciência e da Filosofia. Teve grande influência a  nível cultural, social, político e espiritual.
Também conhecido como Época das Luzes, foi o período de transformações na estrutura social na Europa, onde os temas giravam em torno da Liberdade, do Progresso e do Homem.


John Locke

 Nasceu no dia 29 de agosto de 1632 em Wrington, Inglaterra; morreu em Harlow, Inglaterra, no dia 29 de outubro de 1704 com 72 anos. Ele foi um filosofo inglês e ideólogo do liberalismo, sendo considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social.


Principais Obras:
  • Ensaios sobre a lei de natureza (1676);
  • Dois tratados sobre o governo (1689);
  • Ensaio acerca do entendimento humano (1689);
  • Segundo tratado sobre o governo (1689);
  • Alguns pensamento sobre a educação (1693);
  • Razoabilidade do Cristianismo (1695). 
Ideias mais Importantes:
As ideias de Locke eram em sua maioria propostas políticas, são basicamente essas: 
  • Defesa as leis naturais: igualdade perante a lei, defesa a propriedade e liberdade;
  • Crítica ao antigo regime, ou seja, ao absolutismo, mercantilismo, a sociedade de ordens, etc;
  • Combate a escravidão; 
Ele dizia que todos os homens, ao nascer tinham direitos naturais: direito a vida, direito a liberdade e, a propriedade. Para garantir e proteger esses direitos, os homens haviam criado os governos, se esses governos, contudo, não respeitassem a vida, a propriedade e, a liberdade, as pessoas tinham direito de se revoltar contra eles. E foi basicamente isso que ele escreveu em um dos seus livro que é o : Ensaio Acerca do Entendimento Humano. Por isso John é conhecido como um dos "País" do liberalismo político.

Sua vida:

John Locke era filho de um pequeno proprietário de terras. Foi aluno da universidade de Oxford. estudou filosofia, ciências naturais e medicina. Lecionou filosofia, retórica e grego, também na universidade de Oxford. Estudou as obras de Francis Bacon e René Descartes.
Ele exerceu grande influência sobre vários filósofos de sua época, entre eles, George Berkeley e David Hume. Seu discípulo francês, Etienne Condilac, usou sua teoria empírica para criticar a metafísica, no século seguinte.
Passou vários anos na França e na Holanda e só voltou à Inglaterra quando Guilherme de Orange foi coroado rei.

Contexto em que viveu e como ele ajuda a entender sua obra:

Ele era intelectual e defendia a ideia de liberdade de pensamento e de ação, os direitos dos cidadãos e a igualdade social. Pois antes eram regimes absolutistas, que se baseavam no direito divino de governar, ou seja, os reis afirmavam que Deus lhes havia concedido o poder, e o estado era soberano na decisões e no estabelecimento das leis. Os reis contavam com o apoio do clero e da nobreza, usufruindo do Estado e gerando má distribuição de renda e os impostos cobrados pelos nobres e clérigos.  

Como suas ideias foram recebidas na época e como são vistas hoje em dia:
  
John Locke foi o primeiro a definir o "si mesmo” através da continuidade  de consciência, ele também citou que ao nascermos a nossa mente seria como uma lousa em branco que ao nascer, todo o homem, tem direito á vida, liberdade a prosperidade. Locke nos faz entender na atualidade, que a forma como encaramos o mundo, serve de referência à nossa ação pedagógica, e refletimos então, que a relação entre o problema do conhecimento e da educação está diretamente ligada ao nosso dia a dia.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário