Olá! Hoje falaremos brevemente sobre o iluminista Rousseau.
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e
escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e
morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos
principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a
Revolução Francesa (1789) e no romantismo, pois as ideais dele têm
relação com a liberdade e da soberania do povo.
BIOGRAFIA
Nasceu já órfão de mãe, pois a mesma morreu durante
o processo de
parto, não chegando sequer a conhecê-lo, foi educado pelo pai, um simples
relojoeiro, até completar 10 anos de idade. Em 1722
o menino Rousseau dá de cara com a morte novamente, desta vez perdeu seu
pai.
Em sua adolescência
estudou em uma escola religiosa na qual era obrigado a seguir as rígidas regras da instituição. Foi um bom aluno, estudou muito
e desenvolveu o gosto pela leitura e pela música.
Na passagem da adolescência
para a fase adulta mudou-se para Paris e iniciou seu relacionamento com a flor
da elite intelectual da cidade. Nesta época recebeu o convite de Diderot para escrever alguns apontamentos para a Enciclopédia – Alguns
escritores pertencentes à Antiguidade, como por exemplo, Aristóteles, tentaram
escrever sobre todos os campos de conhecimento pesquisados até então, foi uma
das primeiras a existir e a ser publicada na França do século XVIII – caberia a
Rousseau anotar os apontamentos, seus devidos significados e exemplos.
Em 1762 Rousseau
passou a ser procurado na França por conta de suas obras que passaram a ser
vistas como uma injúria às tradições morais e religiosas. A solução encontrada
foi abrigar-se na cidade de Neuchâtel, na Suíça até a poeira abaixar.
No ano de 1765
decidiu se mudar para a Inglaterra aceitando o chamado do filósofo David Hume. No ano de 1767
retornou à França e conheceu Thérèse Levasseur, com quem veio a se casar.
FILOSOFIA E IDEIAS
Rousseau defende a
igualdade social (igualdade e direitos em todo e qualquer cidadão), a defesa da
democracia (cada cidadão vai ter poder de atuar politicamente e escolher seu
líder) e a participação política.
Suas obras versavam
sobre vários temas, que abrangiam desde investigações políticas, romances, até
análises na área da educação, religião e literatura. "Do Contrato
Social" foi considerada sua obra-prima, nela Jean sustenta a opinião de
que os indivíduos nascem bons, quem os modifica é a sociedade, que os levam
para o caminho do mal. Do mesmo modo finca o pé ao dizer que a sociedade atua
como um acordo social, através do qual as pessoas, que vivem em sociedade,
outorgam algumas prerrogativas ao Estado desde que este lhes conceda em
contrapartida amparo e organização.
Rousseau é
considerado o filósofo do iluminismo – ideia que resumem várias doutrinas filosóficas, elos
intelectuais e atitudes religiosas – e predecessor do romantismo do século XIX. Em sua obra "Discours
sur l'origine et les fondements de l'inégalité parmi les hommes"
(Discurso sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens),
publicada no ano de 1755, ele descreve uma hipótese para o estado natural do
homem, sugerindo que, apesar das diferenças determinadas pela natureza, houve
um determinado momento em que os homens agiam como iguais sim: conviviam
separadamente uns dos outros e não eram dependentes de ninguém; fugiam uns dos
outros como se fossem bichos bravios prestes a atacar sua própria espécie.
Com relação à
educação Rousseau acreditava na amabilidade produzida pela natureza, para ele
se a afabilidade fosse incitada, a benevolência espontânea da pessoa podia ser
preservada da influência corrompida do meio em que vivemos.
Por conseguinte, a
educação admitia dois semblantes diversos: a expansão gradual das habilidades
próprias da criança e o seu distanciamento dos achaques sociais. O educador
deve ensinar o aluno levando em conta suas capacidades naturais.
Para Rousseau a
principal característica que não pode faltar em um catedrático é a sua capacidade
de educar o aluno para transformá-lo em um homem de bem. Levando em conta esse
ponto de vista de Rousseau, o aluno só estaria apto a fazer parte da sociedade
quando se tornasse clara sua disposição natural para a convivência com as
outras pessoas, fato este que só ocorreria, segundo Rousseau, durante a sua
adolescência, quando então já estaria apto a julgar e já pode compreender o que
é ser um indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um Estado.
Obras principais:
· Discurso Sobre as Ciências e as Artes
· Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens
· Do Contrato Social
· Emílio, ou da Educação
· Os Devaneios de um Caminhante Solitário
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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